terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Marcas interativas


O último post do ano tem que representar a cara do que foi 2010 para o Marketing: interatividade, redes sociais, marcas fortes.

A Batelco, uma empresa de telecomunicações de Bahrein, trouxe para o facebook uma ação denominada Epic Batelco Experience.

Seu objetivo foi a relação com as pessoas e os seus sonhos. E a aproximação da marca com o dia-a-dia de cada um.

O filme Infinity, a seguir, é sensacional pela produção (cara! absurdamente cara!) e tem alta carga emocional.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Ponto de contato com a marca: importante, sempre!


O Google basicamente é igual desde quando começou.

Afora o fato óbvio da maior quantidade de informações, suas alterações mais visíveis ocorrem nos denominados doodles, o formato de mostrar datas específicas na abertura da página, usando normalmente as 6 letras google de forma estilizada.

Neste Natal, cinco artistas fizeram 17 desenhos que representam o Natal pelo mundo. E cada desenho, quando clicado, leva a uma busca diferente: do Monte Fuji e da Muralha da China até a uma receita de rocambole francês ou a lâmpadas natalinas árabes.

Embora pouco importante para a avaliação dos atributos funcionais do serviço de busca, é um interessante ponto de contato da marca com o seu usuário. Por isto, a empresa possui até um departamento criativo de doodles.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Trabalho para valorizar a marca


O facebook foi eleita a melhor empresa para se trabalhar nos EUA, segundo o site GlassDoor, especializado em carreiras.

A pesquisa ocorre através de um fórum de discussões, onde os funcionários da própria empresa dão notas para diversos quesitos. Foi realizada com 150 mil pessoas durante 2010, somente com empresas acima de 500 funcionários.

Este reconhecimento, contrário ao que se vê no filme (ambiente de hipercompetição), valoriza ainda mais a marca e coloca a empresa naquelas denominadas de "objeto de consumo" do executivo interessado em mudar de emprego.



sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Mensagem subliminar, marca real


A discussão sobre propaganda subliminar é extensa e muita gente a confunde com mensagem não dita.

Não é preciso dizer que o Bugatti Veyron é mais rápido do que o Audi R8, em um comercial com cenas de ambos os carros na pista. O piloto, ao final do teste, olha com descaso para o R8, confirmando a superioridade do Bugatti. Foi sutil e preciso. Mas não é subliminar.

A BMW trouxe uma peça realmente de contexto subliminar.

No comercial veiculado em cinemas, o piloto de superbike da marca pede aos espectadores que fechem os olhos no final da transmissão. As alemãs Serviceplan (agência) e Embassy of Dreams (produtora) criaram a intervenção colocando flashes que projetavam o logotipo da BMW. Acompanhe o making of da ação, abaixo.

Os espectadores ficaram fascinados, pois a marca ficou dentro da cabeça deles. Literalmente. Executivos de Marketing sempre sonham com posicionamento duradouro. Os alemães conseguiram.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Marcas de autos mais vendidas no mundo


Saiu a relação das marcas de montadoras de automóveis de passeio mais vendidas no mundo.

São elas: Toyota, VW, Ford, GM, Honda, Nissan, Hyundai, Fiat, Renault e Kia.

Apesar de ter virado lugar-comum dizer que os automóveis dos japoneses, chineses ou coreanos dominam o mundo, é interessante observar que, mesmo com o primeiro lugar, os carros orientais não dominam amplamente a lista. Das cinco primeiras posições, três são ocidentais.

Chama a atenção também o fato de a maior planta fabril automobilística desde sempre, a americana, só ter duas marcas presentes na lista.