A corrosão é um ingrediente constante na construção de identidade da marca.
Às vezes, são acontecimentos negativos; às vezes, inovações inesperadas; em outras, apenas o tempo. Mas que, em algum momento, a marca sofrerá forças contrárias ao seu crescimento, isto é certo.
A Campbell´s, a famosa sopa imortalizada por Andy Warhol, noticiou que a maior das suas fábricas será fechada no início de 2013.
Além dos 700 funcionários demitidos, também o mercado vê tristemente a diminuição da visibilidade de uma marca, desta vez em função do declínio no consumo de sopas no mundo inteiro.
sexta-feira, 28 de setembro de 2012
sexta-feira, 21 de setembro de 2012
Latas e marcas
Já é uma história antiga a tentativa de marcas com atuação indiferenciada tentarem se aproximar dos seus consumidores.
O último lance foi o da Cerveja Brahma, com latas personalizadas de Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Ponte Preta e Portuguesa, que patrocina desde maio.
O problema é quando um torcedor palmeirense, por exemplo, vai ao supermercado e não encontra a sua lata, mas encontra a do time rival. Ou quando percebe que as latas do seu time são em muito menor número do que a dos outros (às vezes pela diferença do tamanho da torcida, o que interfere na demanda).
Antes patrocinadas pela Kaiser, o que o mercado pergunta é se o lançamento de latinhas personalizadas é mais benéfico ou maléfico para a marca patrocinadora.
O último lance foi o da Cerveja Brahma, com latas personalizadas de Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Ponte Preta e Portuguesa, que patrocina desde maio.
O problema é quando um torcedor palmeirense, por exemplo, vai ao supermercado e não encontra a sua lata, mas encontra a do time rival. Ou quando percebe que as latas do seu time são em muito menor número do que a dos outros (às vezes pela diferença do tamanho da torcida, o que interfere na demanda).
Antes patrocinadas pela Kaiser, o que o mercado pergunta é se o lançamento de latinhas personalizadas é mais benéfico ou maléfico para a marca patrocinadora.
Marcadores:
Branding. Brahma. Latinhas personalizadas.
sexta-feira, 14 de setembro de 2012
A marca evitando problemas virtuais
O caso da loja virtual Visou é notícia em todas as redes sociais, desde que desrespeitou um cliente que estava reclamando.
Recentemente foram excluídos do Facebook os perfis da loja e dos proprietários.
O desrespeito ao cliente é constante, na maioria das vezes por falta de preparo dos atendentes e, ainda em maior número, reclamações que nem chegam aos ouvidos dos proprietários da marca. É "resolvido" na camada de baixo da organização.
Uma ação bastante interessante foi a da rede Spoletto, iniciada em agosto deste ano e finalizada neste mês, com o segundo filme. Acompanhe o VT a seguir e, depois, clique no primeiro VT para entender todo o processo.
Marcadores:
Spoletto. Mau atendimento. Visou.
quinta-feira, 6 de setembro de 2012
Aumenta o investimento em propaganda no Brasil
Recentemente, o Ibope divulgou que o Brasil é o sexto maior mercado
de propaganda do mundo, com US$ 21,5 bilhões. No primeiro lugar, of course, está
os Estados Unidos com US$ 135 bilhões.
Internamente, com dados do primeiro semestre de 2012, o
maior anunciante é a Casas Bahia (R$ 1,7 bilhão). É seguida por Unilever (R$
1,4 bilhão), Caixa (R$ 800 milhões), Ambev (R$ 790 milhões), Sky (R$ 780
milhões) e GM (R$ 540 milhões).
O Brasil investiu, só neste semestre, mais da metade dos US$
40 bilhões da América Latina em 2011.
A televisão continua sendo o meio preferido: 55% das verbas
publicitárias.
Marcadores:
Branding. Propaganda. Indices. Ibope.
sábado, 1 de setembro de 2012
Marca kibadora ou apenas mais da mesma coisa
O sucesso do Gina Indelicada no facebook continua. Apesar das controvérsias.
Já são quase 2 milhões de seguidores das piadinhas infames do publicitário Ricck Lopes.
Agora surge o inevitável: perfis na mesma rede social acusando o autor de kibar (plagiar, na linguagem virtual) piadas já existentes na internet.
Da mesma maneira que ele, outros milhões fazem diariamente. A diferença é que ele está tendo muito sucesso. Só da sua página, existem mais ou menos 50 contas no twitter com variantes do nome. Há também o caso de um perfil no facebook que usa a personagem do Leite Moça, em um modelo muito parecido com o original (?!?).
À parte a discussão sobre plágio, o fato é que mais uma vez a internet demonstra que conseguir executar eficazmente alguns formatos pode gerar sucesso à marca, ainda que passageiro.
Já são quase 2 milhões de seguidores das piadinhas infames do publicitário Ricck Lopes.
Agora surge o inevitável: perfis na mesma rede social acusando o autor de kibar (plagiar, na linguagem virtual) piadas já existentes na internet.
Da mesma maneira que ele, outros milhões fazem diariamente. A diferença é que ele está tendo muito sucesso. Só da sua página, existem mais ou menos 50 contas no twitter com variantes do nome. Há também o caso de um perfil no facebook que usa a personagem do Leite Moça, em um modelo muito parecido com o original (?!?).
À parte a discussão sobre plágio, o fato é que mais uma vez a internet demonstra que conseguir executar eficazmente alguns formatos pode gerar sucesso à marca, ainda que passageiro.
Marcadores:
Branding. Gina Indelicada. Kibar.
Assinar:
Postagens (Atom)