sexta-feira, 11 de março de 2011

Propaganda comparativa com novo formato

A propaganda comparativa é uma das formas mais inteligentes de comunicação.

Nela, a marca anunciante expõe as suas forças ao mesmo tempo em que comunica as fraquezas do concorrente. Enquanto entretem o consumidor, informa atributos de uma e de outra marca. Do seu ponto de vista, é claro.

O desafio é criar algo inteligente sem ofender a quem assiste ou a marca concorrente.

A Nissan adotou o formato de campanha comparativa. Dois comerciais estão abaixo. Os demais, no youtube.

Especialmente o comercial com música rap, embora engraçado, tem recebido quantidade razoável de reclamações dos consumidores, sugerindo mau gosto e agressividade excessiva.

É o perigo da propaganda comparativa: tende a surtir muito efeito, mas às vezes...





2 comentários:

  1. acredito ser um risco adotado pela empresa como "compensador", por conta de lembrança. mas tem que haver preparo para responder a criticas né :)

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  2. É verdade. E no caso da Nissan há o agravante de a marca não ter obtido grande penetração de mercado no Brasil. Quer dizer, fica parecendo desespero...ainda que não seja.

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