Marcas fortes devem ser gerenciadas com cuidado extremo, todo dia, o dia todo. Principalmente ao lançar novos produtos.
Lançar um produto sob guarda-chuva consolidado não é garantia de sucesso para o novo entrante.
A empresa Google teve fracasso em quase 40% dos novos produtos lançados. É muita coisa! Ultrapassa todas as estatísticas da literatura de marketing.
Dentre os sucessos, os óbvios Search, Gmail, Android e GoogleEarth. Dentre os fracassos, estão Buzz, Orkut e Google TV.
Esta realidade demonstra: que as marcas no segmento virtual podem necessitar de tratamento diferente das do segmento concreto; que o prejuízo para a marca-mãe, advindo do fracasso de um lançamento, pode ser menor; e que erros dessa natureza rapidamente são esquecidos.
É o branding se reciclando.
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
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Achei bacana o post, só penso que o Orkut deveria estar em uma lista separada.
ResponderExcluirO Orkut chegou no nível do sucesso, o problema da Google neste caso foi deixar ele morrer. Os outros produtos citados nunca chegaram a tal nível.
E mesmo errando tanto, parecem abalados ou fragilizados? Eu penso que não. Ah, se fosse uma empresa menor! Ou menos ‘cultuada’.
Lembrando que a Apple também já errou muito no começo. Hoje, praticamente, só acerta. Aliás, até quando parecem errar (iPhone 4S), acertam. Neste caso, o valor da marca Apple para o seu público salva qualquer bomba.
Mas daí já é assunto para outro post.
Abraços,
Ricardo.
O Orkut é realmente um caso interessante, porque para nós, brasileiros, ele é muito grande. No resto do mundo, é um produto de segunda linha, a ponto da Google decidir "matá-lo".
ResponderExcluirQuanto a Apple, é um daqueles casos em que a marca suporta até mesmo equívocos, como disseste muito bem. Só o tempo permitirá avaliar qual a extensão da sua força.