sábado, 14 de novembro de 2009

Marcas que têm preço e são de graça (!?!)

As organizações têm ultrapassado barreiras consolidadas ao longo do tempo na construção das suas marcas. É uma estrada que vai sendo construída pelos novos players do mercado.

A marca Google cresceu tanto que se tornou um verbo, e isto com o fornecimento de serviços gratuitos. O Linux, dependendo da versão, tem custo zero. Os anti-vírus mais conhecidos são gratuitos. E todos têm conseguido construir marcas relevantes.

O fato de ser de graça chama os usuários à experimentação, mas não garante a permanência e, muito menos, a construção da marca. É só observarmos a quantidade imensa de games gratuitos que ninguém quer.

O site Lockerz, criado por um ex-executivo da Amazon.com, tem aumentado seu tráfego de forma anormal. Ação: as pessoas compram com preço mais barato na loja virtual e não tiram dinheiro do bolso para isto. É só se cadastrar e cada vez que fizer algo (responder perguntas simples, jogar, convidar amigos), você ganha pontos. Os produtos variam de tickets para shows, passando por relógios ou camisetas, até iPhone, MacAir ou Wii.

São novos desafios que se consolidam no mercado para a construção de uma marca: a busca por produtos (bens ou serviços) cada vez mais próximos do custo zero, com qualidade adequada ao seu fim e de disponibilização imediata.

Um comentário:

  1. João Vitor Steffen 4° Semestre P&P FURB

    Dizer que o google tem preço é ser muito conservador, Google como você mesmo disse virou verbo, que inclusive reparei este final de semana assistindo Crepúsculo, o protagonista soltando a frase “you can Google it!”. O alcance desta pequena palavra Google vai tão longe que lembro o alarde que foi o dia que o Google parou, poucos minutos se passaram e subiram inúmeras janelas no msn questionando se seus computadores estavam com defeito antes de levantar qualquer hipótese de que o próprio Google havia tido uma falha.
    Agora falando de valores cobrados pelo serviço, Google é um dos casos a parte q ue a gratuidade nem é posta em questão, muitos nunca nem pararam para pensar que o google é um serviço, e que ao contrário dos outros serviços que são cobrados, o google é grátis, google virou sinônimo de facilidade. Na cabeça de muita gente google é uma entidade superior que está ali para nos servir, nem se quer questionam a organização por trás desta palavra. Porém, a questão da gratuidade de serviços, principalmente os prestados pela internet, é sempre posta em descrédito por usuários mais atentos. Quando buscamos um serviço, buscamos credibilidade e procedência (além da qualidade, é claro. Qualidade essa que hoje em dia não é mais opcional, é obrigação.), dificilmente conseguimos estes em serviços gratuitos. Ótimo exemplo deste são os jogos que o sr. citou, eu como antigo jogador de RPGs Online, sei bem como é utilizar servidores públicos e a diferença dos privados.
    Em relação a programas de pontuações e bônus para troca de itens, já não é uma coisa tão nova, no Brasil m esmo a anos atrás tínhamos o Fulano, também o Dotz, hoje ainda temos na região o VALEUMCONVITE.COM.BR que nada mais são que sites com diversos patrocínios que disponibilizam quiz dentre outros métodos para se arrecadar pontos para no mínimo obter um desconto por exemplo em um ingresso para um show.
    Particularmente acho que este método é meio falho, pois obviamente o internauta terá que fazer alguma ação que gere para o site o lucro suficiente para que valha a pena pagar o “brinde”, coisa que muitas vezes fica praticamente intangível ao usuário, que acaba por sua vez frustrado. Acabando então, com a empolgação que os mesmo chegam ao site dispostos a “faturarem” e por seqüência descobrem que não é mesmo assim como pensaram, perdendo assim a credibilidade naquela determinada marca.
    Por isto digo que o google, ainda é uma das marcas/ferramentas grátis mais bem sucedidas, talvez pelo fato de que ninguém o considera como uma empresa ou serviço que poderia muito bem estar cobran do pelo seu funcionamento, e também ninguém atesta ou compara a credibilidade de informações fornecidas pelo google com a de outro meio.
    Acho que não se trata de apresentar uma solução para este tema mas um comentário: - para se fazer crescer seu valor perante o mundo, indiferente de cobrar pelo serviço ou não, você precisa simplesmente funcionar, ser funcional, inovar sempre, atentando para a credibilidade que sua marca passa. Estes somados a determinado tempo de mercado para que haja uma consolidação da marca, são ingredientes mágicos e extremamente dificultosos de serem combinados, para o sucesso de uma determinada marca.
    Deixando claro também que até então só levando em consideração a teoria e a lógica do negócio, sem levar em conta o fator capital para o branding.
    Podemos dizer portanto, que tudo está bem para o Google, até que ele deixe de funcionar.
    O desafio não é chegar ao cume, é se manter nele, vivo.

    (o problema que estava ocorrendo era no computador do meu trabalho)

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