A construção de uma marca, muitas vezes, está apoiada nos detalhes observados durante a execução do lançamento do produto.
As campanhas de comunicação estão repletas de possibilidades instrumentais, e uma delas atende pelo nome de redes sociais, como Facebook, Youtube, FollowScience e Orkut. Não é a melhor nem a pior: é a que cabe mais adequadamente em determinado momento mercadológico.
A Toyota usou esta possibilidade para promover o Yaris na Austrália. Sua agência criou um concurso onde os concorrentes enviavam filmes para o Youtube sobre alguma característica do carro.
Os 10 filmes mais populares foram os finalistas. Uma banca de especialistas escolheu os 3 mais criativos, que foram refilmados com qualidade de cinema.
Embora o filme Clean Gateways tenha vencido, o segundo colocado foi fulminante (o mesmo filme de Hitler já foi parodiado no Brasil, em um viral sobre o time do Internacional), em particular pela discussão com o gerente de Marketing sobre os consumidores. Acompanhe abaixo.
A campanha de lançamento do Yaris foi tradicional. Os benefícios funcionais (tecnologia e praticidade), idem. O próprio produto também o é, com vários concorrentes se valendo de atributos muito próximos. O que o diferenciou foi o envolvimento com o público por meio de uma ação: o concurso disponível nas redes sociais. Ao invés do cupom na urna, a tecla no site.
A marca não foi construída somente com essa ferramenta, mas sem ela possivelmente o carro seria apenas mais um no portfólio da Toyota.
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