A mais recente pesquisa da BrandFinance e da revista The Brander/IAM (março2010) indica as marcas de 3 bancos como as mais valiosas do país (Bradesco=R$ 23 bi; Itaú=R$ 12 bi e BBrasil=R$ 11,5 bi).
Dependendo da metodologia usada, as marcas se alternam, para cima e para baixo. Mas nos últimos anos, tem tomado uma proporção muito grande o valor da marca dos bancos em relação às marcas consideradas de consumo tradicional (autos, chocolate, celular).
E marcas consolidadas, perdem seu brilho. A Coca-Cola, por exemplo, está atrás de Correios, Carrefour e Claro.
Nesta 5ª. edição do estudo, os indicadores avaliados foram: produtos; preço; marketing e comunicação; responsabilidade socioambiental; pós-venda; e canal de distribuição.
A seguir a lista das 30 marcas mais valiosas do Brasil:
1. Bradesco
2. Itaú
3. Banco do Brasil
4. Petrobras
5. Vivo
6. Oi/Telemar
7. Casas Bahia
8. Caixa Econômica Federal
9. Carrefour
10. Fiat
11. Wall-Mart
12. Volkswagen
13. General Motors/Chevrolet
14. Nestlé
15. Ambev
16. Ultrapar
17. Santander
18. Pão de Açúcar
19. Ford
20. Unilever
21. Correios
22. Bunge
23. Telefônica
24. Gerdau
25. Claro
26. Coca-Cola
27. Vale
28. Rede Globo
29. Unibanco
30. Banco Real
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O interessante é que os dois primeiros colocados ficaram em nossas lembranças por estarem brigando diretamente pela liderança nacional no setor privado, o que acredito tenha contribuído para esta pesquisa.
ResponderExcluirÉ verdade, Everton. Também acredito nisto. E temos que considerar que o Bradesco tem feito campanhas muito bem elaboradas, ultimamente. O Itaú já vinha com uma proposta criativa bem interessante, em especial o It@ú (eletrônico).
ResponderExcluir