sexta-feira, 9 de abril de 2010

Marcas que são baratas. Independente do preço.


Na discussão sobre produtos com qualidade e preço baixo, poucas marcas conseguem ser tão claras quanto a Bic.

Ainda que seu preço referencial no segmento seja alto, ela contém um preço baixo de percepção. Ou seja, mesmo que custe R$ 1,80 enquanto seu principal concorrente custe R$ 1,40 (20% menos), ambos são produtos baratos.

Para a marca, isto pode ser a diferença entre se manter bem posicionada como um produto de muita qualidade, independente do preço, ou ser lembrada apenas como um comparativo no balcão da livraria.

O anúncio a seguir, com o autógrafo de Jimi Hendrix, é sensacional: do ponto de vista dos atributos funcionais, nos lembra que por um preço baixo temos alta durabilidade; do ponto de vista emocional, que o produto faz parte da nossa vida, sempre.

2 comentários:

  1. Este é o claro exemplo de que qualidade não se vende somente com alto preço.

    ResponderExcluir
  2. E grande parte das pessoas imagina exatamente isto. Afora as condições que realmente exigem preço alto, por conta do custo de fabricação e outros, uma parcela considerável de produtos (bens ou serviços) acaba sendo mais caro do que deveria por as empresas entenderem que a percepção do consumidor assim será. Torna-se um círculo vicioso...

    ResponderExcluir