quinta-feira, 24 de junho de 2010

Boas ideias de comunicação no varejo

Os comerciais de varejo têm melhorado muito.

Já não é raridade um comercial criativo e bem produzido para este setor econômico, embora os da indústria ainda se mantenham intocáveis.

O comercial da revenda Yamaha, a seguir, tem um conceito voltado ao bem (moto) mesmo sendo loja e não a fabricante, traz uma ideia visual muito rica sem ser piegas, e traduz um enfoque bastante particular do próprio produto para leigos de qualquer idade.



sexta-feira, 18 de junho de 2010

Pessoas que aparecem muito (pouco)

Proposta de valor geralmente é o resultado de um trabalho incessante, complexo e fundamental, pois auxilia a construir a identidade da marca. Várias empresas se utilizam do capital humano para construí-la de maneira crível e que convença o consumidor.

A indústria automobilística, em especial a Bugatti e a Lamborghini, tem adotado um discurso de alta qualidade dos bens que produzem basicamente em função das pessoas que lá trabalham. Anunciar que o carro é feito artesanalmente, de maneira demorada, com o cuidado do toque pessoal, é "lugar comum" nas peças publicitárias.

Há um filme da Audi para o R8 que consegue divulgar seu capital humano explorando-o indiretamente, por meio de sombras ultravelozes, com o aspecto da "demora" sendo ironizado. É uma peça de uns dois anos atrás, mas absolutamente atual.


sexta-feira, 11 de junho de 2010

Embalagem para aumentar o valor da marca

Na venda de tênis um dos últimos elementos a serem avaliados pelo departamento de Marketing é a embalagem.

Nas vitrines, nos anúncios, nas prateleiras, o que aparece é o tênis. A embalagem somente será vista em casa, pois as lojas a colocam dentro de uma sacola.

A Puma, porém, percebeu que mensagens de cunho socioambiental poderiam criar valor para a marca, ao demonstrar a ocupação da empresa com o meio em que atua. É uma continuação do seu posicionamento: estilo de vida.

A produção do comercial é digna das grandes marcas.



sexta-feira, 4 de junho de 2010

Quando a paixão altera o produto


Nesta copa de 2010 por certo as televisões mostrarão um efeito diferente nas arquibancadas.

A Nuon EnergyShirt é uma camiseta que muda sua cor original (marrom claro) para o laranja vivo (cor oficial da Holanda), conforme o torcedor altera a temperatura do corpo.

Com tecido termo-sensível, capaz de reagir às variações da temperatura do corpo, promete ser a coqueluche da torcida holandesa.

Mais uma ação que eleva uma marca ao nível da paixão (embora neste caso, o futebol, nem fosse necessário demonstrar).