segunda-feira, 7 de setembro de 2009

O dentista da Vanusa e as opiniões na sala de espera

Sala de espera de dentistas.

Poucos lugares são tão dados a conversas e opiniões sobre qualquer coisa. Deve ser pelo medo da broca. Ou do barulhinho, agudo, que antecipa a dor. Mas a conversa continua firme, bem diferente da crônica de LFVeríssimo.

Blogs e blogs e blogs já teceram opiniões a respeito do desempenho desastroso da Vanusa cantando o hino nacional: Nassif e Alemão sentindo pena, a maioria detonando.

No entanto, é preciso destacar que sucessos anteriores não garantem a manutenção do sucesso hoje! Ao contrário, todo dia é dia de cuidar do sucesso de ontem. Marcas muito rapidamente se desgastam. Às vezes, é preciso apenas um pequeno deslize para sombrear um sucesso anterior grande (HOOLEY, SAUNDERS e PIERCY, 2005).

Consideremos que a versão dos remédios esteja correta. Eu acredito! Mas não seria o caso da assessoria de imprensa da cantora avisar, ainda que de última hora, que a atração estava impossibilitada de comparecer? Evitar o mico? Não deixar uma pessoa famosa desrespeitar o hino da pátria?

Quem assistiu ao vídeo, percebeu duas coisas interessantes: primeiro, por duas vezes ela teve que ser interrompida (uma com palmas e outra com o discurso do orador) e, mesmo assim, quis continuar. Segundo, que o ritmo que ela instituiu ao hino foi de uma breguice sem conta.

Um erro após o outro. Na tentativa de arrumar o anterior, piorou o posterior.

O lado positivo (para ela): apareceu no programa do Gugu. Ao que consta, no momento nem para reunião de condomínio era convidada. Tentou fazer do limão uma limonada. Parece um revival do desaparecimento do Belchior.

Processos de construção de identidade de marca sugerem que haja motivos reais para aparições na mídia (AAKER, 2007). Com a facilidade de compartilhamento da internet, este cuidado deve ser redobrado, pois “gozações, estragos, pisadas na bola e demais ações” são os aspectos que motivam grande parte dos internautas à divulgação dos fatos. Daí para um desastre na mídia é um clique de distância.

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