sexta-feira, 8 de junho de 2012

Marcas na Copa de 2014


Nas transmissões de futebol, tanto ESPN quanto Globo, falam abertamente o nome Allianz Arena para o estádio oficial dos times alemães Bayern de Munique e TSV 1860.

No Brasil, dificilmente isto ocorreria caso tivéssemos uma marca dando nome a um estádio. Não deu certo com o Atlético Paranaense, por exemplo. Mesmo assim, por causa da Copa do Mundo, times como Palmeiras e Grêmio têm buscado "compradores" dos denominados naming rights.

Os valores são estratosféricos e o prazo do contrato geralmente ultrapassa uma década. Porém, ações como esta, se feitas isoladamente, dificilmente têm sucesso. A Emirates tem seu nome no estádio do Arsenal, mas não sem ter também o nome na camiseta.

Além disto, durante o maior evento de futebol do mundo, os estádios adotam o nome da Fifa, o que prejudica a visibilidade global da marca justamente no momento mais importante da história do esporte: a Copa.






2 comentários:

  1. Edson,

    Excelente post! Parabéns!

    Francisco Giovanni

    ResponderExcluir
  2. É uma área que dá ampla margem para novos estudos. E por lidar com o futebol, esporte apaixonante para milhões, facilita angariar informações.

    ResponderExcluir