sexta-feira, 8 de junho de 2012
Marcas na Copa de 2014
Nas transmissões de futebol, tanto ESPN quanto Globo, falam abertamente o nome Allianz Arena para o estádio oficial dos times alemães Bayern de Munique e TSV 1860.
No Brasil, dificilmente isto ocorreria caso tivéssemos uma marca dando nome a um estádio. Não deu certo com o Atlético Paranaense, por exemplo. Mesmo assim, por causa da Copa do Mundo, times como Palmeiras e Grêmio têm buscado "compradores" dos denominados naming rights.
Os valores são estratosféricos e o prazo do contrato geralmente ultrapassa uma década. Porém, ações como esta, se feitas isoladamente, dificilmente têm sucesso. A Emirates tem seu nome no estádio do Arsenal, mas não sem ter também o nome na camiseta.
Além disto, durante o maior evento de futebol do mundo, os estádios adotam o nome da Fifa, o que prejudica a visibilidade global da marca justamente no momento mais importante da história do esporte: a Copa.
Marcadores:
Branding. Naming rights. Copa do mundo 2014.
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Edson,
ResponderExcluirExcelente post! Parabéns!
Francisco Giovanni
É uma área que dá ampla margem para novos estudos. E por lidar com o futebol, esporte apaixonante para milhões, facilita angariar informações.
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