sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A marca se comunicando diretamente com o consumidor

As marcas utilizam as mídias para se comunicar com o consumidor e, adiante, fortalecer a sua identidade.

Dados os custos abusivos e, principalmente, a seletividade que o consumidor apresenta, em função do excesso de comunicação, a Brahma resolveu ser a própria mídia.

Dentre as ações, criou uma página para cada clube patrocinado e convidou gente séria do meio futebolístico para gerar conteúdo. Também obteve concessões de rádio e, agora, cada clube tem uma estação personalizada, com parcerias especializadas, como a do Esporte Interativo.

Um lance de mestre que, mesmo exigindo muita qualidade no conteúdo (portanto, muita verba), ainda assim é infinitamente menor do que o investimento nas mídias tradicionais.  

2 comentários:

  1. Atrelar a marca a um time de futebol pode ser uma estratégia "autocorrosiva", pois da mesma forma que os torcedores desse time poderão preferir a marca, as torcidas rivais poderão repudiar devido a grande rivalidade.
    Essa questão vai além da identidade da empresa e mexe mais com paixão e crença do mercado consumidor.

    ResponderExcluir
  2. É verdade. E outro aspecto muito importante é quando a marca deixa de patrocinar o nosso time e inicia o patrocínio do rival. Podem ser ações cujo resultado é previsível, exatamente como disseste.

    ResponderExcluir