domingo, 23 de agosto de 2009

Problemas. Ou como transformá-los em ação efetiva de branding.

O sol.

Depende de quem vê, pode ser radiante, transformador de humor. Ou, no outro extremo, sinal de suor e mau humor.

Nos últimos meses, li nos jornais três chamadas de montadoras brasileiras diferentes por motivos graves (falha nos freios, explosão por falha no sistema de combustível, correção do cinto de segurança).

Quando montadoras anunciam um recall, chamando os compradores dos carros da marca para realizar a substituição das peças defeituosas, é comum identificar um esforço publicitário no sentido de divulgar notícias positivas na mídia em relação ao fato.

Aos olhos de quem não está envolvido ou não teve semelhante problema, parece até simpática a atitude da montadora. É honesta, dirão muitos, como se não fosse obrigação da empresa.

Ora, houve um defeito, uma falha no processo de produção. O que, por si só, já é um depoimento contra a marca, pois fabricar um automóvel é um processo tecnológico totalmente dominado.

Além disto, há o tempo desperdiçado pelo consumidor no deslocamento até a concessionária. E mais o tempo sem o automóvel, muitas vezes o único meio de locomoção para fazer o seu trabalho.

A isto, o branding denomina ações de inversão de valores.

Algumas empresas se antecipam aos problemas. Detectam, até mesmo, as possibilidades de eles ocorrerem.

Um dia, li sobre um episódio acontecido no Praia do Forte EcoResort, Bahia. Era a segunda vez que aquela pessoa curtia as férias lá. Mas choveu. Muito. Ao cabo de alguns dias, o sol voltou, mas já era hora de ir embora.

Inteligentemente, o proprietário enviou a cada hóspede um pedido de desculpas pela atitude do sol de se esconder por vários dias, e deu gratuitamente a estadia no mesmo número de dias, para que as pessoas pudessem aproveitá-lo no resort.

Não é preciso dizer que, aproveitando os dias ou não, todos ficaram embevecidos com a atitude proativa, honesta e absolutamente encantadora da empresa.

2 comentários:

  1. Oie Edson. Vim te avisar que meu blog agora mudou. http://midiassociais.blog.br Espero contar com sua visita. Grande abraço ! Em breve terá conteúdo novo...
    Abraço @idegasperi

    ResponderExcluir
  2. Combinado. E parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir