sábado, 6 de fevereiro de 2010

O tempo que constroi ou destroi

O megarecall da Toyota não é apenas respeito pelo consumidor ou uma atitude para evitar conflitos judiciais. É, neste caso, uma maneira de arranhar uma marca em pouco tempo.

O montante previsto de US$ 1,1 bi para os ajustes necessários é apenas um dos problemas da marca. A sua continuidade é o grande desafio de Marketing a ser enfrentado. Afinal, quantas pessoas ainda correrão o risco, considerando que podem comprar outros carros tão bons quanto os da Toyota por preço similar? E mais: o que os atuais proprietários de Toyota farão com seus usados? Venderão a que preço?

Até hoje, a marca sempre cresceu baseada na crença das pessoas de que ela era robusta e de engenharia praticamente perfeita. Agora, nem uma coisa nem outra.

Há anos, a Perrier descobriu traços de um elemento químico impróprio para o consumo humano na água que envasava. Resolveu retirar do mercado enquanto não conseguisse sanar o problema. Ação de respeito ao consumidor.

Passados 8 meses sem solução, a água Evian ultrapassou as vendas da concorrente. Posteriormente, a Nestlé comprou a Perrier por um preço muito abaixo do imaginado antes do ocorrido.

O tempo pode corroer carros e marcas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário