sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Google fracassa. De novo. Quem lembra?

Marcas fortes devem ser gerenciadas com cuidado extremo, todo dia, o dia todo. Principalmente ao lançar novos produtos.

Lançar um produto sob guarda-chuva consolidado não é garantia de sucesso para o novo entrante.

A empresa Google teve fracasso em quase 40% dos novos produtos lançados. É muita coisa! Ultrapassa todas as estatísticas da literatura de marketing.

Dentre os sucessos, os óbvios Search, Gmail, Android e GoogleEarth. Dentre os fracassos, estão Buzz, Orkut e Google TV.

Esta realidade demonstra: que as marcas no segmento virtual podem necessitar de tratamento diferente das do segmento concreto; que o prejuízo para a marca-mãe, advindo do fracasso de um lançamento, pode ser menor; e que erros dessa natureza rapidamente são esquecidos.

É o branding se reciclando.



2 comentários:

  1. Achei bacana o post, só penso que o Orkut deveria estar em uma lista separada.

    O Orkut chegou no nível do sucesso, o problema da Google neste caso foi deixar ele morrer. Os outros produtos citados nunca chegaram a tal nível.

    E mesmo errando tanto, parecem abalados ou fragilizados? Eu penso que não. Ah, se fosse uma empresa menor! Ou menos ‘cultuada’.

    Lembrando que a Apple também já errou muito no começo. Hoje, praticamente, só acerta. Aliás, até quando parecem errar (iPhone 4S), acertam. Neste caso, o valor da marca Apple para o seu público salva qualquer bomba.

    Mas daí já é assunto para outro post.

    Abraços,
    Ricardo.

    ResponderExcluir
  2. O Orkut é realmente um caso interessante, porque para nós, brasileiros, ele é muito grande. No resto do mundo, é um produto de segunda linha, a ponto da Google decidir "matá-lo".

    Quanto a Apple, é um daqueles casos em que a marca suporta até mesmo equívocos, como disseste muito bem. Só o tempo permitirá avaliar qual a extensão da sua força.

    ResponderExcluir